Reduza, reutilize, recicle!

26396737-1000-391-rounded

Hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data passou a ser comemorada a partir de 1972, após um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que teve o objetivo de discutir a degradação que o homem causa ao meio ambiente. Neste encontro, foram criados vários documentos relacionados às questões ambientais para que a diversidade biológica fosse preservada. Em 2014, Barbados é o país-sede do evento com o tema: “Aumente sua voz, não o nível do mar”, chamando a atenção para os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e para a mudança do clima.

A data abre espaço para discutir temas recorrentes em relação à conscientização global em prol do meio ambiente como poluição do ar, do solo e da água, desmatamento, destruição da camada de ozônio, diminuição da biodiversidade, destruição das florestas, extinção de animais, diminuição da água potável, mudança climática, entre outros. Algumas ações simples podem ser adotadas como, por exemplo, desenvolver uma política de aproveitamento do lixo.

A quantidade de lixo produzida semanalmente no Brasil, por pessoa, é de aproximadamente 8,5kg. Em torno de 88% do lixo doméstico brasileiro vai para o aterro sanitário. Apenas 18% dos municípios brasileiros possuem coleta seletiva, com isso, o país perde cerca de R$8 bilhões por ano por deixar de reciclar (valor estimado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada a pedido do Ministério do Meio Ambiente).

aterro-sanitario

O volume do lixo urbano reciclado aumentou de 5 milhões de toneladas em 2003 para 7,1 milhões de toneladas em 2008. Este número é importante, mas nada expressivo frente a 24 milhões de toneladas de resíduos que são descartados em lugares inadequados. Quantidade de lixo que caberia em 168 estádios do tamanho do Maracanã.

O lixo pode ser reaproveitado, deixando de ser uma fonte de degradação para o meio ambiente e tornando-se uma solução econômica e social, passando a gerar empregos e lucro. Desenvolvendo coletivamente uma consciência ecológica, o resultado será a maior participação da população na defesa e preservação do meio ambiente.

O Dia do Meio Ambiente inspira ações, mas ainda há muito o que fazer. Mais que inspirar, é preciso conscientizar-se sobre o problema, que é meu, seu e de todos nós. Cada um deve cumprir com o seu papel de cidadão, fazendo a sua parte. Reduza a quantidade de lixo, você realmente precisa consumir tanto? Reutilize o que você iria descartar, existem tantas ideias para reaproveitar garrafas, latas, papeis… seja criativo! Recicle o lixo, recicle ideias e atitudes. Pequenas ações podem mudar o mundo!  E você, o que você tem feito para preservar o meio ambiente?

resp_04-09-2007_16-48-50semana_do_meio_ambiente_(2)Foto 1: Marcos Badra

Foto 2: Wikimedia.org

Fontes: G1, UOL, Ipea, Ministério do Meio Ambiente, Unep.org

Anúncios
Etiquetado , , , , , ,

4 pensamentos sobre “Reduza, reutilize, recicle!

  1. Aline disse:

    Eu tenho diminuído o consumismo! Não compro roupas desde março (e pretendo ficar 1 ano inteiro assim) e como não tenho mais espaço para livros estou lendo alguns na própria livraria! Já é um comecinho né!

    http://corujicesnomundo.com.br

  2. Gi Santos disse:

    Eu simplesmente amei seu post, se todas as pessoas tivessem consciência, nosso mundo estaria melhor e mais limpo e nosso eco sistema mais valorizado e conservado.

    Vou indicar este post para uma amiga da área ambiental, tenho certeza que ela irá adorar. Abraços, Gi.

    • Ei, Gi! O que está faltando no mundo é isto: mais consciência e mais ações positivas. Quem sabe juntos não conseguimos mudar pelo menos um pouco? O intuito do meu blog é este. Fazer as pessoas pensarem sobre suas atitudes. Obrigada pela visita e volte sempre! 🙂

Deixe aqui seu comentário. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: