A vida é o que melhor há na vida

laught

Ninguém está sempre feliz, é normal ter alguns dias ruins, mas que isto não se torne regra. E o problema está aí: quando a negatividade vira padrão. A cada dia é mais comum deparar-se com pessoas mal-humoradas, rancorosas, amargas. Pessoas que só fazem questão de criticar. Gente que se endureceu com as asperezas da vida. Gente que não elogia, que coloca você para baixo, gente desanimada com o mundo e que te desanima também. Você pode ter reconhecido alguém nesta descrição, mas tome cuidado para não se tornar uma pessoa assim.

Infelizmente, o problema pode ser mais grave que uma simples falta de educação. Algumas pessoas podem ser mal-humoradas por sofrerem de uma doença chamada distimia. A pessoa que sofre de distimia é explosiva, apresenta um desvio de personalidade, passa o tempo todo mal-humorada e a irritabilidade é sua maior companhia. “Enquanto a pessoa com depressão grave fica paralisada, quem tem distimia continua tocando a vida, mas está sempre reclamando”, diz o psiquiatra Márcio Bernik, coordenador do Ambulatório de Ansiedade do Hospital das Clínicas (HC).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 3% da população do planeta – cerca de 180 milhões de pessoas – sofrem com esse distúrbio e quando não tratadas tendem a se isolar. É difícil saber quem realmente sofre da doença ou quem está apenas enfrentando um momento ruim. Fato é que todos os dias nos deparamos com pessoas estressadas no trânsito, brigando e gritando por qualquer motivo, intolerantes, grosseiras, rudes, impacientes.

Nada há o que fazer se o seu interior está confuso. Se você está passando por um momento ruim, pare por um minuto. Respire fundo. Por que tanta negatividade? O mundo não é tão ruim assim, sempre existem dois lados para tudo. Se você não consegue enxergar lado nenhum, procure ajuda, ajuda médica, ajuda de um amigo, um ombro para desabafar. Comece a mudar o seu comportamento, mude a rotina, desacomode-se, pare e pense antes de agir, cerque-se por relacionamentos saudáveis, coma bem, durma bem, contagie-se por pensamentos positivos e doe-se. A melhor forma de fazer bem a si mesmo é fazendo bem ao outro.

A vida é o que melhor há na vida. Não permita que a negatividade derrube as esperanças de seu coração. Sorria e encha-se de alegria!  “Se a vida estiver muito amarga, dá uma sacudida, às vezes o açúcar está no fundo” (Autor desconhecido).

Fontes: Folha de São Paulo, Instituto de Psiquiatria, Doutor Drauzio Varella

Foto: VGPhotography9

Anúncios
Etiquetado , , , , , , ,

2 pensamentos sobre “A vida é o que melhor há na vida

  1. Re disse:

    E se a gente consegue reagir de forma positiva as coisas ao redor seguem o mesmo curso!!!

Deixe aqui seu comentário. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: